Skip to content

Apresentação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é pioneira no Estado na formação de educadores do ensino especial tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Desde seu início em 1978, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) mantém uma Linha de pesquisa – Educação Especial (atualmente intitulada Educação Inclusiva e Processos Educacionais) na qual foi criado em 1995, o Grupo de Pesquisa Linguagem e Comunicação Alternativa pela Profa. Dra. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes. Este Grupo vem se dedicando sistematicamente ao ensino e à pesquisa sobre a linguagem e a comunicação de pessoas com deficiência, em especial, aquelas com paralisia cerebral, autismo, deficiência intelectual severa, deficiência múltipla e surdocegueira.

A partir de 2007, outro grupo de pesquisa intitulado Linguagem, comunicação alternativa e processos educacionais para pessoas com autismo e outras deficiências, coordenado pela Profa. Dra. Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter integrou-se ao grupo original. Este grupo da Profa. Dra. Cátia Walter vem desenvolvendo pesquisas que visam o processo de inclusão escolar e social de pessoas com autismo. Desde 1995, foram conduzidos mais de 20 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, UERJ e CAPES, e foram orientadas mais de 60 dissertações de mestrado e teses de doutorado, mais de 60 monografias de conclusão de curso, além de três projetos de pós-doutorado, totalizando mais de 300 produções. Em 2005, foi firmado convenio entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da UERJ e o Instituto Helena Antipoff (IHA), centro de referência em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas de metodologias para comunicação alternativa.

Desde 1995, cinco disciplinas sobre o tema têm sido oferecidas sistematicamente para a graduação de Pedagogia e para os Cursos de mestrado/doutorado em Educação. Também foi oferecidas disciplinas no curso de Especialização (lato sensu) em Educação Inclusiva sobre o tema. Pesquisadores do Grupo têm sido chamados frequentemente para oferecer assessoria e cursos de capacitação junto a secretarias de Educação, instituições de ensino especial, Secretaria de Educação Especial (SEESPe/MEC) e universidades.

Campus Francisco Negrão de Lima.
Pavilhão João Lyra Filho
R. São Francisco Xavier, 524 – 12° andar
Bloco F – Sala 12037 | Maracanã
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20550-900
Telefone: (21) 2587-7535 (21) 2587-7535
Fax: (21) 2587-7188

Os estudos conduzidos pelos Grupos de Pesquisa ao longo desses 23 anos foram agrupados em diversos eixos temáticos, a saber: a) características dos instrumentos e dos recursos de comunicação alternativa e de seus usuários; b) ensino do uso da comunicação alternativa através do ensino naturalístico e da interação responsiva; c) desenvolvimento da leitura, escrita e consciência fonológica em alunos não oralizados; d) interação de usuários de comunicação alternativa com seus interlocutores; e) emprego da comunicação alternativa junto à família; f) programas de formação de recursos humanos para introduzir a comunicação alternativa nas escolas do ensino infantil, fundamental e de educação de jovens e adultos; g) desenvolvimento de habilidades sociais em usuários de comunicação alternativa; h) estudo transcultural sobre desenvolvimento da linguagem em usuários de comunicação alternativa; i) ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos com recursos visuais; j) o uso do PECS-Adaptado por alunos com autismo incluídos no ensino infantil e fundamental em escola regular; k) processos de inclusão laboral de pessoas com deficiência, l) programa de intervenção precoce junto a crianças pequenas com autismo; m) efeitos da comunicação alternativa para crianças com mutismo seletivo; n) programas de comunicação tátil associado ao uso da comunicação alternativa para crianças com deficiência múltipla; o) histórias de vida de pessoas com surdocegueira e o uso da comunicação alternativa por alunos com TEA nas salas de AEE e salas de aula regular.

As atividades de pesquisa, ensino e extensão dos Grupos de Pesquisa são, em sua maioria, desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa (LATECA), situado nas dependências do PROPEd. Em 2009, o LATECA foi remodelado e reequipado com os mais modernos instrumentos de Tecnologia Assistiva, contando com financiamento da FAPERJ (proc. E-26/ 111.794/2008). A partir de 2014 uma nova sala foi reorganizada para fins de atendimento educacional especializado para alunos com deficiências diversas denominada SALA DO AMANHA, que recebeu apoio da FAPERJ (proc. E26/190.244/2013). Nessa sala 12117, situada no 12o andar, bloco F, por ser maior em suas dimensões tem acolhido os grupos de pesquisas, com reuniões semanais.

Muitos alunos de graduação e de pós graduação participaram e muitos participam desses Grupos de Pesquisas desde sua criação em 1995. Atualmente os Grupos de Pesquisas são compostos por uma equipe interdisciplinar – três professoras coordenadoras como professoras efetivas da UERJ, doutores e mestres que após concluírem suas dissertações e teses continuam participando das atividades dos grupos, além dos doutorandos e mestrandos do PROPEd, alunos de graduação e bolsistas de iniciação científica. Também contamos com voluntários, que participam das reuniões dos Grupos de Pesquisa e auxiliam nas pesquisas. Essa equipe conta com profissionais de várias áreas: Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicopedagogia.

Galeria de Fotos

Back To Top
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support