A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é pioneira no Estado na formação de educadores do ensino especial tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Desde seu início em 1978, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) mantém uma Linha de pesquisa – Educação Especial (atualmente intitulada Educação Inclusiva e Processos Educacionais) na qual foi criado em 1995, o Grupo de Pesquisa Linguagem e Comunicação Alternativa pela Profa. Dra. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes. Este Grupo vem se dedicando sistematicamente ao ensino e à pesquisa sobre a linguagem e a comunicação de pessoas com deficiência, em especial, aquelas com paralisia cerebral, autismo, deficiência intelectual severa, deficiência múltipla e surdocegueira.
A partir de 2007, outro grupo de pesquisa intitulado Linguagem, comunicação alternativa e processos educacionais para pessoas com autismo e outras deficiências, coordenado pela Profa. Dra. Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter integrou-se ao grupo original. Este grupo da Profa. Dra. Cátia Walter vem desenvolvendo pesquisas que visam o processo de inclusão escolar e social de pessoas com autismo. Desde 1995, foram conduzidos mais de 20 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, UERJ e CAPES, e foram orientadas mais de 60 dissertações de mestrado e teses de doutorado, mais de 60 monografias de conclusão de curso, além de três projetos de pós-doutorado, totalizando mais de 300 produções. Em 2005, foi firmado convenio entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da UERJ e o Instituto Helena Antipoff (IHA), centro de referência em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas de metodologias para comunicação alternativa.
Desde 1995, cinco disciplinas sobre o tema têm sido oferecidas sistematicamente para a graduação de Pedagogia e para os Cursos de mestrado/doutorado em Educação. Também foi oferecidas disciplinas no curso de Especialização (lato sensu) em Educação Inclusiva sobre o tema. Pesquisadores do Grupo têm sido chamados frequentemente para oferecer assessoria e cursos de capacitação junto a secretarias de Educação, instituições de ensino especial, Secretaria de Educação Especial (SEESPe/MEC) e universidades.
Campus Francisco Negrão de Lima.
Pavilhão João Lyra Filho
R. São Francisco Xavier, 524 – 12° andar
Bloco F – Sala 12037 | Maracanã
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20550-900
Telefone: (21) 2587-7535 (21) 2587-7535
Fax: (21) 2587-7188
Os estudos conduzidos pelos Grupos de Pesquisa ao longo desses 23 anos foram agrupados em diversos eixos temáticos, a saber:
a) características dos instrumentos e dos recursos de comunicação alternativa e de seus usuários;
b) ensino do uso da comunicação alternativa através do ensino naturalístico e da interação responsiva;
c) desenvolvimento da leitura, escrita e consciência fonológica em alunos não oralizados;
d) interação de usuários de comunicação alternativa com seus interlocutores;
e) emprego da comunicação alternativa junto à família;
f) programas de formação de recursos humanos para introduzir a comunicação alternativa nas escolas do ensino infantil, fundamental e de educação de jovens e adultos;
g) desenvolvimento de habilidades sociais em usuários de comunicação alternativa;
h) estudo transcultural sobre desenvolvimento da linguagem em usuários de comunicação alternativa;
i) ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos com recursos visuais;
j) o uso do PECS-Adaptado por alunos com autismo incluídos no ensino infantil e fundamental em escola regular;
k) processos de inclusão laboral de pessoas com deficiência,
l) programa de intervenção precoce junto a crianças pequenas com autismo;
m) efeitos da comunicação alternativa para crianças com mutismo seletivo;
n) programas de comunicação tátil associado ao uso da comunicação alternativa para crianças com deficiência múltipla;
o) histórias de vida de pessoas com surdocegueira e o uso da comunicação alternativa por alunos com TEA nas salas de AEE e salas de aula regular.
As atividades de pesquisa, ensino e extensão dos Grupos de Pesquisa são, em sua maioria, desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa (LATECA), situado nas dependências do PROPEd. Em 2009, o LATECA foi remodelado e reequipado com os mais modernos instrumentos de Tecnologia Assistiva, contando com financiamento da FAPERJ (proc. E-26/ 111.794/2008). A partir de 2014 uma nova sala foi reorganizada para fins de atendimento educacional especializado para alunos com deficiências diversas denominada SALA DO AMANHA, que recebeu apoio da FAPERJ (proc. E26/190.244/2013). Nessa sala 12117, situada no 12o andar, bloco F, por ser maior em suas dimensões tem acolhido os grupos de pesquisas, com reuniões semanais.
Muitos alunos de graduação e de pós graduação participaram e muitos participam desses Grupos de Pesquisas desde sua criação em 1995. Atualmente os Grupos de Pesquisas são compostos por uma equipe interdisciplinar – três professoras coordenadoras como professoras efetivas da UERJ, doutores e mestres que após concluírem suas dissertações e teses continuam participando das atividades dos grupos, além dos doutorandos e mestrandos do PROPEd, alunos de graduação e bolsistas de iniciação científica. Também contamos com voluntários, que participam das reuniões dos Grupos de Pesquisa e auxiliam nas pesquisas. Essa equipe conta com profissionais de várias áreas: Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicopedagogia.
Copyright 2024 Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (LATECA) – All Rights Reserved. Desenvolvido por Ramosdesign