Início: 2008 | Fim: 2010
Neste projeto, considera-se a proposta da educação inclusiva, segundo a qual todos os alunos devem receber atendimento educacional de qualidade nas escolas regulares, independentemente de suas deficiências. Assim, é proposta a criação de um Centro de Referência em Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa na Faculdade de Educação da UERJ junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para dar suporte a atividades de pesquisa e docência.
Os objetivos do projeto são:
a) planejar, implementar e avaliar a eficácia de programas de formação inicial (para graduandos em Pedagogia da UERJ) e continuada de professores do ensino regular sobre acessibilidade comunicativa para favorecer o uso dos recursos da comunicação alternativa/ampliada e de informática acessível por alunos com deficiência física , múltipla e autismo, não oralizados, em contextos funcionais.
b) analisar a organização pedagógica e de estrutura de uma escola regular pública para receber e acompanhar tais alunos,
c) analisar o processo comunicativo desses alunos com seus interlocutores na escola e
d) descrever as percepções de professores e graduandos em Pedagogia quanto às habilidades comunicativas desses alunos não oralizados antes e após a introdução dos recursos de comunicação alternativa/ampliada e de informática acessível. Um delineamento quase-experimental será conduzido com 10 graduandos de Pedagogia da UERJ e professores de uma escola regular que abrigue alunos com deficiência de comunicação.
O estudo envolverá a aplicação de instrumentos de avaliação de linguagem, entrevistas, observações em sala de aula e oferta do curso de formação em comunicação alternativa/ampliada e de informática acessível.
Membros
Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (Responsável)
Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter (Pesquisadora)
Carolina Schirmer (Pesquisadora)