21 2334-0467 (Secretaria) | 21 2234-0120 (Coordenação)

edu@uerj.br

Tecnologia assistiva para a inclusão comunicativa de alunos com deficiência: formação continuada de professores

Início: 2010 | Fim: 2011

Neste projeto, considera-se a proposta da educação inclusiva, segundo a qual todos os alunos devem receber atendimento educacional de qualidade nas escolas regulares, independentemente de suas deficiências. O projeto visa a implementação e a avaliação de um programa de formação continuada de professores que trabalham em sala de recursos multifuncional.

Mais especificamente, esses professores serão ensinados a planejar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adaptadas e materiais didáticos adaptados para atender alunos do ensino fundamental que apresentem severos comprometimentos em sua comunicação oral, como os alunos com paralisia cerebral, autismo e deficiência múltipla. Tais atividades e materiais terão como fundamentos os procedimentos e os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada.

O projeto tem ainda como objetivo melhorar a infra-estrutura de uma sala de recursos multifuncional de escola pública regular, adquirindo os recursos materiais (computador, impressora, softwares especiais, acionadores e outros materiais especiais) específicos para que o professor possa desenvolver um trabalho na área de comunicação alternativa e informática acessível. Os objetivos específicos são os seguintes:

a) planejar, implementar e avaliar a eficácia de programa de formação continuada de professores sobre acessibilidade comunicativa para favorecer o uso dos recursos da comunicação alternativa e de informática acessível por alunos sem fala articulada oralizados em contextos funcionais

b) analisar a organização pedagógica e da estrutura de sala de recursos multifuncional de uma escola pública regular para receber e acompanhar alunos com deficiência severa de comunicação oral, candidatos e/ou usuários de comunicação alternativa

c) analisar o processo comunicativo de alunos com deficiência severa de comunicação oral com seus interlocutores na escola (colegas, professor, professor especializado)

d) descrever as percepções dos professores quanto às habilidades comunicativas de alunos com deficiência severa de comunicação antes e após a introdução dos recursos de comunicação alternativa/ampliada e de informática acessível.

Membros

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (Responsável)
Carolina Schirmer (Pesquisadora)
Alzira Brando (Assistentes de pesquisa)
Patrícia Quiterio (Assistentes de pesquisa)
Sônia Delgado (Assistentes de pesquisa)
Danielle Brito (Assistentes de pesquisa)
Patricia Braun (Assistentes de pesquisa)
Márcia Miriam Correa Netto (Assistentes de pesquisa)
Catia Crivelenti de F. Walter (Consultora)

Campus Francisco Negrão de Lima.
Pavilhão João Lyra Filho
R. São Francisco Xavier, 524 – 12° andar
Bloco F – Sala 12037 | Maracanã
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20550-900

Telefone: (21) 2587-7535 (21) 2587-7535
Fax: (21) 2587-7188

Parceiros e Patrocinadores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support