Início: 2016 | Fim: Em andamento
Descrição: As Habilidades Sociais podem ser desenvolvidas naturalmente, durante todo o ciclo vital e em diversos contextos, pois de acordo com cada fase do desenvolvimento social ocorre uma transição na aquisição de experiências, visto que o indivíduo passa a frequentar outros ambientes além do familiar. Na infância, as práticas educativas parentais, como estratégias de controle, modos de comunicação, qualidade e quantidade de exigências de amadurecimento e demonstração de afeto na relação com os filhos, influenciam no desenvolvimento das Habilidades Sociais. Na adolescência, a exigência social aumenta, se espera que o jovem apresente comportamentos sociais mais elaborados em diversos tipos de diálogos sociais (Del Prette, & Del Prette, 2005).
Neste sentido, os pais precisam desenvolver as Habilidades Sociais Educativas (HSE) que são aquelas intencionalmente voltadas para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem do outro, em situação formal ou informal? (Del Prette, & Del Prette, 2001, p. 95). Objetivo: Promover as Habilidades Sociais Educativas Parentais de responsáveis por crianças e adolescentes que estão em atendimento clínico no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ.
Objetivos específicos.
a) Identificar o repertório de Habilidades Sociais Educativas dos pais;
b) Promover as Habilidades Sociais Educativas Parentais dos responsáveis por crianças e adolescentes por meio de estratégias da Terapia Cognitivo Comportamental;
c) Orientar os pais a se tornarem mais seguros e participativos e, assim, auxiliarem seus filhos a se tornarem responsáveis, autônomos, competentes, autoconfiantes e afetivos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Patricia Lorena Quiterio – Coordenador. Número de orientações: 4